Conheça toda a programação!
Exposição
Fósseis urbanos: das condições para a sobrevivência da memória
Abertura: 10 de agosto de 2024, 14h
Visitação: de 11 a 31 de agosto de 2024, segunda a domingo, das 10 às 17h
Entrada franca
Mediação
Visita guiada com os artistas
Neste encontro, os artistas convidados acompanharão o público presente em uma visita guiada pela exposição, comentando os conceitos e os processos criativos presentes em cada uma das obras expostas.
10 de agosto de 2024, 15h
Entrada franca
Oficinas
Arte e cidade: Arte pública – Site Specific – Intervenção urbana
Com Renato Almeida
A proposta desta oficina é tratar da relação entre arte e cidade, mais precisamente, da arte que acontece em espaço urbano, com o foco voltado aos conceitos de Arte Pública, Site Specific e Intervenção Urbana. Será traçada uma linha do tempo histórica de referências, conexões e desdobramentos até uma atualização à contemporaneidade. Os conteúdos serão abordados por fundamentação teórica, uso de bibliografia, e imagens ou vídeos, além de conversas e debates.
Sábado, dia 10 de agosto de 2024, 16h00
Entrada franca
Vinte (20) vagas, por ordem de chegada
Deriva de observação da cidade
Com Fernando Limberger
A oficina parte da ideia de deriva – andar sem direção certa, sem rumo definido, ao sabor dos ventos e das correntes. A intenção é realizar uma jornada especulativa pelas ruas da cidade para coletar estímulos. Sair ao acaso dos acontecimentos sem definição prévia do caminho e do que buscar. O intuito é estar aberto para observar e absorver o que nossa percepção possa ser motivada e gerar anotações.
Domingo, dia 11 de agosto de 2024, 10h00
Entrada franca
Vinte (20) vagas, por ordem de chegada
Xilogravura, edificações gráficas urbanas
Com Edmar Almeida
A oficina convida os participantes a explorar a arte da xilogravura aplicada ao ambiente urbano. Durante a oficina os inscritos aprenderão técnicas de gravura em madeira, desde o desenho até a impressão, criando composições que dialogam com a paisagem e a arquitetura da cidade de Bauru. Esta atividade prática promove a integração da arte gráfica com os espaços urbanos, incentivando novas formas de expressão e intervenção artística, reflexões sobre prédios e espaços arquitetônicos em fossilização serão levantados em discussão, servindo de ação gráfica sobre madeira para cada participante.
Domingo, dia 11 de agosto de 2024, 13h00
Entrada franca
Vinte (20) vagas, por ordem de chegada
Transparências, sobreposições e imagem
Com Jp Accacio
Partindo da obra “Hic Finis Doloris Vitae” a oficina pretende abordar algumas noções básicas envolvendo práticas que sempre permearam de forma significativa a produção audiovisual dentro das artes, em especial após o advento da fotografia e do cinema. A primeira parte da atividade será composta por uma breve introdução ao tema através de visita à obra e algumas referências e exemplos, enquanto que na segunda parte os participantes poderão realizar experimentos com transparências e filtros de cor.
Domingo, dia 11 de agosto de 2024, 15h00
Entrada franca
Vinte (20) vagas, por ordem de chegada
Ornamental
Com Marilia Vasconcellos
A oficina resgata antigas técnicas de ornamentos utilizados em fachada arquitetônicas, utilizando métodos contemporâneos na fabricação e manuseio de massa. A técnica poderá ser aplicadas na criação de murais em alto e baixo relevo. Os participantes serão convidados a criar as suas próprias placas decorativas ornamentais, adquirindo conhecimento e técnicas básicas de modelagem em relevo, texturas florais e ornamentos.
Terça-feira, dia 13 de agosto de 2024, 14h00
Entrada franca
Vinte (20) vagas, por ordem de chegada
Oficina básica de caligraffiti - Transformando letras
Com Mari Monteiro
Com o objetivo de instigar a imaginação criativa nesta oficina a artista Mari Monteiro irá demonstrar seu processo de desconstrução de letras e serão realizadas atividades nas quais os participantes irão conhecer suas diferentes técnicas, suas principais características, além de vivenciarem na prática a produção e construção da sua própria escrita em calligraffiti.
Sábado, dia 17 de agosto de 2024, 15h00
Entrada franca
Vinte (20) vagas, por ordem de chegada
Ativação da escuta e paisagem urbana
Com Marcelo Bressanin
A oficina aborda o conceito de "escuta", tratando de suas características poéticas e em distinção com a capacidade auditiva, por meio de exercícios práticos, tais como derivas com restrição da audição e observação do entorno com ausência da visão. A proposta tem como objetivo sensibilizar os participantes para os potenciais da "escuta" como mecanismo de reconhecimento e interpretação da paisagem sonora e como recurso para a criação artística.
Domingo, dia 18 de agosto de 2024, 10h00
Entrada franca
Vinte (20) vagas, por ordem de chegada
Reprodução de imagens em grande escala
Com João Risu
A oficina pretende apresentar técnicas de reprodução de imagens em grande escala em superfícies diversas, através de exercícios práticos. A partir de uma breve apresentação e contextualização das técnicas que serão apresentadas, que são o grid orgânico e o grid quadriculado: quando começam a ser usadas, onde são mais usadas, suas vantagens e desvantagens. Por fim, será proposto um exercício prático com o grid orgânico, o mesmo usado durante a produção das obras do artista João Risu.
Domingo, dia 18 de agosto de 2024, 15h00
Entrada franca
Vinte (20) vagas, por ordem de chegada
Local
Museu Histórico Municipal de Bauru
MHISB
Rua Rio Branco 3-16, Centro