Hic Finis Doloris Vitae
“Aqui Terminam as Dores da Vida” ou “Hic Finis Doloris Vitae”, em latim.
É esta a frase esculpida no pórtico de entrada do cemitério abandonado do antigo Asilo Colônia Aimorés, impressionante complexo-cidade que abrigou doentes de hanseníase durante boa parte do século vinte nos arredores da cidade de Bauru. O local, em ruínas, apresenta aos visitantes mais de 2,5 mil sepulturas, ou o que restou delas. Restos mortais dos antigos habitantes da Colônia, também conhecida localmente como “leprosário”, onde seus moradores foram compulsoriamente internados e afastados da convivência social por portarem uma doença até então incurável e contagiosa.
Ao visitar o local, foi imediata a associação que fiz dos túmulos em ruínas com os fósseis urbanos de Bauru. A expansão da cidade, a falta de memória e a força da natureza engolem a ambos, e o que havia de vida é soterrado de forma lenta e implacável.
Hic Finis Doloris Vitae é o título da instalação site-specific que apresento na mostra Fósseis Urbanos.
A primeira parte do trabalho consiste na adesivação de uma janela do espaço expositivo com material translúcido colorido. A proposta é emular os vitrais policromáticos da igreja do antigo Asilo Colônia Aimorés, trazendo para a exposição, em forma de luz e cores, um pouco da sensação de quem visita aquele local. O objetivo é criar um diálogo entre a luz que emana dos vitrais da igreja com as “sombras” do antigo cemitério, presentes na série fotográfica exposta ao lado, colocando juntos na exposição dois lugares emblemáticos e antagônicos da antiga Colônia.
A segunda parte da obra consiste em quinze montagens fotográficas, dispostas ao lado da janela colorida. Cada montagem é formada por uma imagem de fundo, com registros diversos da cidade de Bauru pesquisados e baixados da internet, sobrepostas por fotografias dos túmulos do cemitério abandonado da Colônia Aimorés, que produzi durante a visita dos artistas ao local.
Os dois trabalhos apresentam conexões como o uso das transparências e sobreposições que revelam ou desvelam certos assuntos, bem como uma certa expansão da forma: enquanto nas sobreposições fotográficas pode-se imaginar o que está sendo observado, no caso da janela colorida é a luz que se expande para dentro do espaço expositivo, colorindo-o de uma forma que só poderá ser realmente compreendida após a montagem da obra.
Jp Accacio